Perguntas frequentes sobre o IrfanView

P: Existe um link de download direto para o IrfanView e Plugins?

R: Sim, os links estão disponíveis há anos no meu site.

Para IrfanView: veja o website da IrfanView. Outros Sites de Download e Scrolls no final da página (Links alternativos) ou clique aqui.

Para plugins: veja a página de Plugins, link Alternativo.

Algumas informações importantes:

  • Por favor, tenha cuidado quando baixar o IrfanView de sites de softwares que não estão listados na página de download.
  • Alguns sites usam downloaders customizados/desconhecidos que podem conter malwares ou pedir por pagamento do download (que é gratuito!).
  • Os nomes de arquivos originais, o SHA-checksums da IrfanView e os instaladores de Plugins estão visíveis na página de download.

 

P: Eu quero criar um CD-Room que vai automaticamente começar o slideshow do Irfanview quando for inserido no drive de CD. Como posso fazer isso?

R: Você pode criar tanto um arquivo EXE do slideshow que abra automaticamente (no diálogo do slideshow) quanto copiar o arquivo original para o CD e usar um arquivo TCT. Leia a página de ajuda no arquivo “Como iniciar o IrfanView slideshow diretamente de um CD?” para exemplos.

Elementor

 

P: Problemas comuns com os arquivos de vídeo: se eu tento rodar alguns dos vídeos (AVI, MP4, etc.) recebo uma mensagem de erro “Vídeo não disponível, não foi possível localizar o descompressor XYZ”!

R: O codec de vídeo correto não está instalado, por favor cheque esse site para ter o codec correto (veja no menu Imagem >Informação para o nome do codec):

Guia Codec (instale o pacote K-Lite Codec)

Free-Codecs.com

Todos os Codecs e Descompresores

www.FOURCC.org – Definições de Vídeo Codec

VideoHelp.com

Um bom pacote de codec é o K-Lite, ele contém o mais recente codec de vídeo/áudio.

 

P: Modo lote: como os arquivos de comando converter/salvar tudo (mesmo que de diferentes pastas) acessam as pastas originais?

R: A caixa de texto do diálogo do lote “Diretório de saída para pasta de resultados” pode conter uma caminho real e/ou espaços reservados (veja o arquivo Ajuda, Opções >página de texto padrão).

Use o reservador de espaço/texto $D como diretório de resultado, que é o reservador de espaço para a pasta de arquivo original.

Tome cuidado, você pode acabar substituindo todos os arquivos de entrada! Você pode combinar conversão+renome e criar um novo nome de arquivo para evitar a substituição.

 

P: Como reduzir o tamanho do arquivo salvo de XX para YY KB?

R: Não existe uma solução rápida para isso, desculpe.

  1. Abra uma imagem
  2. Vá para o menu Imagem->Redimensionar e reduza a dimensão da imagem em pixels.
  3. Vá para o menu Arquivo->Salvar como, escolha JPG e salve como um novo arquivo (veja também as opções de salvar JPG como: diminuir a qualidade JPG, desmarcar o EXIF, etc.).
  4. Veja o tamanho do novo arquivo. Se for ainda grande demais, repita os passos, usando tamanhos de pixel menores e/ou diminuindo a qualidade, etc.
  5. Para muitas imagens, use Arquivo->Conversão em lote, opções avançadas.

Nota: desde a versão 4.20, uma nova opção de salvar em JPG será permitida: escolha o tamanho de arquivo.

 

P: Problema: desde ontem o IrfanView mostra todas as imagens em preto e branco! Por quê?

R: A opção de carregar para JPG’s “Carregar em escala cinza” em “Propriedades->JPG/PCD/GIF” está ativada, por favor, desative!

Nota: No diálogo de salvar, veja as opções de salvar em formato JPG. A opção “salvar em escala cinza” precisa estar desativada.

 

P: Problema: O modo tela-cheia da Irfanview mostra partes erradas da imagem no Windows 10. Por quê?

R: O valor DPI da sua tela não é 100%. O irfanView não suporta todos os recursos de dimensionamento DPI no Windows 10 ainda. Corrija: clique com o botão direito do mouse no IrfanView, propriedades, compatibilidade.

Ative a opção “Substituir a escala alta de DPI”, use “Escala realizada pelo aplicativo”.

 

P: Como usar as operações imperdíveis JPG (Rotação, IPTC, Comentar, Reconstruir EXIF thumbnail) no modo lote?

R: Abra a janela de miniatura, abra a pasta com os JPG’s, selecione vários JPG’s e procure no menu arquivo miniatura por Operação imperdíveis JPG -> Transformações imperdíveis com os arquivos selecionados. Nota: a opção de autorotação funciona somente se a etiqueta de orientação EXIF estiver salva corretamente (não no canto superior esquerdo).

 

P: Existe uma versão portátil do IrfanView (para bastões USB, CDs, etc.)?

R: Sim, TODA versão do IrfanView é portátil. Você pode:

  1. Copiar sua existente/instalada pasta IrfanView no seu cartão USB (recomendado), ou
  2. Usar o instalador normal e instalar o IrfanView na pasta do cartão USB, ou
  3. Usar a versão ZIP e abri-la diretamente numa pasta do cartão USB.

(Nota: A versão ZIP do IrfanView também está disponível no link para outros sites de download que ficam no final da página.)

 

P: Como eu posso definir o IrfanView como meu visualizador padrão?

R: Inicie o IrfanView, vá em “Propriedades->Extensões” e associe seus tipos.

NOTA: Nas novas versões do Windows você precisa iniciar o IrfanView como modo ADMINISTRADOR para poder mudar as associações do arquivo. Use o botão direito do mouse e clique no IrfanView, selecionando em “Iniciar como administrador” e em seguida verificando a escolha. Se isso não funcionar, vá nas Configurações de Sistema (ou Painel de Controle): Aplicativos-> Definir aplicativos padrões->Visualizador de fotos (definir como programa padrão).

 

P: Problema: Se eu salvar algumas imagens como JPG e definir a opção de tamanho de arquivo, recebo uma mensagem de erro ao salvar. Por quê?

R: Você não pode alcançar nenhum tamanho de arquivo usando a compressão JPG. O arquivo/imagem JPG não pode ser salvo menor do que o arquivo/imagem JPG com qualidade de 1, isso significa que existem certas limitações para o tamanho mínimo do arquivo JPG. Se você definir um tamanho de arquivo menor que JPG (com qualidade de 1) e comprimir, você vai receber uma mensagem de erro. Se você quer o tamanho desejado, você vai precisar redefinir o tamanho da imagem primeiro (reduzir as dimensões da imagem no menu: Imagem->Redefinir) OU desativar a opção de tamanho de arquivo e salvar usando apenas a qualidade JPG.

 

P: Por que o formato RAW carrega lentamente (Formatos RAW de câmera, por exemplo, CR2)?

R: Isso depende em qual opção de plugin RAW está sendo usada em “Propriedades->Plugins”. A opção de amostra é a mais rápida, tamanho pela metade também é, e se ambas estiverem desativadas a imagem inteira RAW é carregada muito lentamente.

 

P: Por que alguns menus de edição ou o menu olho vermelho ficam cinzas?

R: Muitas opções de edição ou redução de olhos vermelhos funcionam apenas em partes selecionadas. Primeiro crie uma seleção (um retângulo na imagem) usando o botão esquerdo do mouse.

 

P: Como organizar as fotos por data?

R: Abra a janela de miniaturas e carregue uma pasta. Veja o menu de organização de imagens, selecione organizar por data EXIF.

 

P: Como usar conversão/renome em lote para organizar imagens finais em pastas com a data das fotos no nome da pasta?

R: No diálogo de Lote você pode usar reservadores de espaço no nome do diretório de saída. Se você selecionar um nome de diretório como “C:\sorted images\$E36868(%Y_%m_%d)\”, você vai salvar os arquivos finais em pastas com a data (formato Ano-Mês-Dia) no nome da pasta, como “C:\sorted images\2011_06_23\”.

 

P: Como eu posso renomear em lote arquivos “JPG” para “jpg” (extensão em caixa baixa)?

No diálogo de conversão em lote use o padrão de renome: $N.jpg (assegure que você tenha apenas arquivos JPG selecionados/adicionados para essa lista de entrada).

 

P: Como eu posso adicionar um som de fundo para um slideshow automático ou EXE/SCR?

R: No diálogo do slideshow adicione arquivos MP3 na lista de arquivos slideshow, normalmente no começo, ou antes de uma imagem. O arquivo MP3 vai ser tocado até que ele acabe ou até que o próximo arquivo MP3 seja carregado na lista de arquivos. Os plugins do IrfanView devem também estar instalados, ao menos o Plugin MP3.

 

P: Por que eu não posso mudar uma imagem grande (maior que a tela) no modo tela cheia usando as setas ou PU/PD do teclado?

R: Ou a imagem não é realmente maior que a tela ou a opção Propriedades-> Navegação/Edição-> Ir para a próxima imagem… está ativa. Desmarque a opção.

 

P: Eu baixei o IrfanView (ou plugins), mas quando eu o iniciei recebi a mensagem “Essa não é uma aplicação Win32 válida”?

R: Essa mensagem é mostrada para arquivos EXE danificados/incompletos, provavelmente um erro de download. Baixe de novo e tente novamente em outra pasta.

 

P: Por que o arquivo JPG salvo é tão maior que o arquivo JPG original?

R: O tamanho do arquivo JPG depende primariamente da qualidade do arquivo salvo, nas opções de diálogo de salvar. Normalmente a qualidade é de 75 ou 80, então valores maiores vão produzir arquivos de tamanho maior.

 

P: O IrfanView é compatível com Windows 10/Windows 8/Windows 7/Vista 64 bit?

R: SIM, provavelmente 95% de todos os programas de 32 bits.

 

P: Como eu posso criar seleções com tamanho exatos?

R: Vá no menu: Editar->Criar seleção de corte customizada (ou outros menus de seleção).

 

P: Como eu posso preparar minhas fotos (formato 4:3, etc.) para ficarem certas (sem recortes ou margens brancas) ao usar um serviço de impressão de foto?

R: A maioria dos serviços de impressão de fotos usam formatos 3:2 ou 2:3 (10×15 cm ou 4×6) para fotos. Se suas imagens (por exemplo, de uma câmera digital compacta) são 4:3 ou 3:4 (vá em “Imagem-> Informações” no menu do IrfanView, tamanho original), você deve conseguir cortar melhor a área desejada da imagem no formato 3:2 ou 2:3 e imprimir a imagem recortada. Os passos:

  1. Abra a imagem no IrfanView (ver “Imagem-> Informações”, veja se o tamanho original já não é 3:2 ou 2:3).
  2. Vá no menu “Editar-> Criar seleção maximizada”. Para imagens de paisagem use 3:2, para imagens de retrato use 2:3.
  3. Veja a seleção retangular. Se você quiser movê-la, use o seu mouse (clique com o botão direito dentro da seleção e arraste-a), ou use as setas do seu teclado.
  4. Quando a seleção estiver ok, use o menu: Arquivo->Selecionar como (o mesmo que “Editar->Cortar” e depois “Arquivo->Salvar como”) ou melhor ainda: “opções->Corte sem perdas JPG”, para salvar a imagem selecionada.
  5. Use o novo arquivo para imprimir a imagem.

 

P: Como eu posso selecionar um arquivo durante uma pesquisa?

R: Use os atalhos de ajuda para arquivo de página. Selecione um arquivo com X, desmarque com SHIFT+X, e use SHIFT+Q para mostrar todos os arquivos marcados na janela de imagens.

 

P: Como eu posso inserir outra imagem dentro da imagem atual?

R: Primeiro copie a imagem (que deve ser inserida) para o clipboard, em outra janela do IrfanView. Agora abra a imagem principal, use o mouse para selecionar um retângulo (ou use: Editar-> Criar seleção customizada) e se você agora usar: Editar->Copiar, a imagem do clipboard vai ser inserida na seleção. Em Propriedades-> Editar, você pode definir para encaixar ou esticar uma imagem na seleção. Dica: use o atalho “CTRL+SHIFT+ clique do mouse” para criar uma seleção retangular baseada nas dimensões da imagem no clipboard.

 

P: Por que as imagens miniatura no IrfanView não são claras?

R: Veja as opções de menu/diálogo das miniaturas do Windows. Desative a opção “Carregar EXIF-miniatura para JPG”.

 

P: Por que se eu rodar o IrfanView no Windows 7, eu automaticamente começo a rodar como Administrador?

R: Alguém, não o IrfanView, define as propriedades do programa para “Executar como administrador”. Desative esta opção (clique com o botão direito do mouse no ícone IrfanView, Propriedades, guia: Compatibilidade) e execute o IrfanView normalmente. Na verdade, nenhuma opção deve ser selecionada na guia Compatibilidade do IrfanView.

 

P: Como posso alterar o ícone das associações do IrfanView?

R: Vá para Propriedades > Extensões (inicie o IrfanView com “Executar como administrador”) e escolha o botão Ícones. Aqui você pode definir outro ícone para os tipos de arquivo associados.

 

P: Problema: os ícones na minha área de trabalho estão errados, todos mostram IrfanView/Firefox/etc. Como posso consertar isso?

R: Isso geralmente é um problema com a associação de arquivos LNK, não causado pelo IrfanView. Vá para o Google e pesquise, por exemplo, “Correção de associação do LNK”. Você provavelmente obterá vários links para sites que oferecem um arquivo REG para correção do LNK. Aqui estão alguns sites:

1) Correção do LNK para o Windows 7: http://www.winhelponline.com/blog/file-asso-fixes-for-windows-7/

2) Base de Conhecimento Microsoft

3) Reconstruir o cache de ícones no Windows 10 – Tutoriais do Windows 10

4) Limpar e redefinir o cache de miniaturas no Windows 10 – Tutoriais do Windows 10

5) Como recriar o cache de ícone no Windows Vista e no Windows 7

6) Um utilitário para desassociar tipos de arquivos no Windows 7 e Vista

7) Correção de associação de arquivo para o Windows 7

8) Associações de tipo de arquivo padrão – Restauração

 

P1: Problema: desde ontem o IrfanView mostra todas as imagens distorcidas/esticadas! Por quê?

P2: Problema: quando eu vou redimensionar uma imagem, o tamanho da imagem não muda. Por quê?

R: A opção de menu Visualizar, como “Ajustar imagens ao computador”, está ativada (ou uma opção de visualização parecida), desmarque a opção e tente outra opção de exibição, por exemplo, 1:1 para ver o tamanho original.

 

P: Como extrair imagens do Slideshow EXE?

R: Inicie o EXE e pressione F1 para obter ajuda. Use a tecla de atalho E para extração.

 

P: Como alterar dados JPG IPTC/Comentário para muitas imagens (modo lote)?

R: Na janela Miniaturas, selecione várias imagens/arquivos JPG, e use o menu Operações sem perdas JPG -> Definir dados/comentário IPTC para os polegares selecionados. Os dados da primeira imagem são aplicados a todos os arquivos. A caixa de diálogo do IPTC oferece opções adicionais.

 

P: As opções de edição do JPG para IPTC/Comentário são sem perdas?

R: Sim, a imagem em si NÃO é recompactada.

 

P: Como posso usar o IrfanView para definir um arquivo aleatório de uma pasta como papel de parede?

R: Use as opções da linha de comando: /random e /wall, veja i_options.txt para exemplos.

 

P1: Como posso carregar apenas os tipos de arquivos desejados durante a navegação?

P2: Como excluir extensões de arquivo específicas (por exemplo, TXT) da navegação pelo diretório?

P3: O IrfanView pode carregar, por exemplo, arquivos CR2, mas os arquivos não são mostrados na janela Miniatura?

R: Vá para Propriedades-> Extensões, edite as extensões de arquivo no campo Carregar tipos de arquivos personalizados; exclua indesejados ou adicione extensões especiais (mas compatíveis!).

 

P: Problema: Se eu diminuir a profundidade de cor para 8 ou menos BPP, o arquivo JPG salvo é sempre 24 BPP?

R: Por favor, note que um JPG pode ser salvo apenas como 24 BPP ou 8 BPP em escala de cinza. O JPG não permite outros valores de BPP. Se você quiser outros valores BPP, use formatos como PNG, TIF, BMP, etc.

 

P: Como posso alterar o ícone da área de trabalho para o IrfanView?

R: Este é um recurso padrão do Windows. Clique com o botão direito do mouse no ícone da área de trabalho e, em seguida, em “Propriedades”. Agora você pode definir outro ícone (ícone de alteração) ou remover/alterar a tecla de atalho para o início do programa.

 

P: Como posso carregar tipos de arquivos sem nenhuma extensão durante a navegação?

R: Vá para Propriedades-> Extensões, edite as extensões de arquivo no campo “Carregar tipos de arquivos personalizados”; adicione um | no final, para criar uma entrada de extensão vazia. Outra opção: vá para Propriedades-> Manipulação de Arquivos e desabilite a opção: “Pedir para renomear a extensão incorreta”.

 

P: Como imprimir apenas uma parte de uma imagem?

R: Use o botão esquerdo do mouse para selecionar a parte desejada na imagem e use o menu Imprimir.

 

P: Como carregar arquivos PDF no IrfanView?

R: Instale o IrfanView e os Plugins. Instale o Ghostscript, por exemplo, aqui. Para o IrfanView de 32 bits: leve o instalador de EXE de 32 bits (!), Como “gs921w32.exe”) ou o Ghostscript de 64 bits para o IrfanView de 64 bits (como “gs921w64.exe”).

 

P: Como imprimir muitos arquivos (impressão em lote)?

R: Na janela Miniaturas você pode selecionar muitas imagens/arquivos e usar o menu “Imprimir arquivos selecionados como imagens individuais”.

 

P: Como posso adicionar um balão de fala a uma imagem?

R: Primeiro, encontre algumas imagens de balão, por exemplo, em sites como: http://openclipart.org/detail/38593 ou sites semelhantes (pesquise no Google por “Balão de fala”). Você obterá melhores resultados se tiver essas imagens de balão salvas como PNG’s transparentes. Agora você pode adicionar a imagem do balão à sua imagem normal usando o menu: Editar-> Inserir imagem de sobreposição/marca d’água. Mais tarde, você pode selecionar o interior da área de balão e inserir texto no balão.

 

P: Como abrir o arquivo IrfanView atual no Windows Explorer?

R: Você pode definir o Windows Explorer como um dos editores externos (Propriedades-> Diversos). O comando correto é: explorer “/ n, / select,”% 1

 

P: Como imprimir muitas imagens em uma página?

R: Na janela Miniaturas, use o menu “Criar folha de contatos a partir das miniaturas selecionadas”. As imagens finais podem ser impressas ou salvas.

 

P: O IrfanView é compatível com o Windows 95 ou 98?

R: O IrfanView versão 4.44 (anterior) é compatível com todas as versões do Win9x e versões posteriores do Windows. Win9x significa: Windows 95, 98, 98 SE e Windows ME.

 

P: Existe uma maneira de fazer a digitalização em lote sem ter um scanner ADF?

R: Sim, desmarque a opção no menu: Arquivo -> Adquirir/Lote escaneamento -> Fechar caixa de diálogo TWAIN depois de adquirir a imagem.

 

P: Problema: Se eu tentar reproduzir alguns AVI’s, recebo a mensagem de erro “Vídeo não disponível, não é possível encontrar o descompactador do MJPG”!

R:

  • Método 1: Vá para ‘Propriedades-> Vídeo’ e ative a opção: ‘Use o DirectShow para jogar’.
  • Método 2: instale o codec de vídeo MJPG (Motion JPEG). Experimente estes sites:

 

P: Como posso reproduzir arquivos QuickTime (MOV) com o IrfanView?

R: Se você quiser reproduzir todos os arquivos QuickTime: instale o Apple QuickTime, instale os plugins IrfanView. Ative o Quicktime Plugin para IrfanView em Propriedades-> Vídeo / Som.

 

P: Relatório de erros: o IrfanView não está salvando as configurações! Por quê?

R: Existem duas possibilidades, primeiro: o seu arquivo INI (i_view32.ini) (ou a pasta inteira IrfanView) está definido como somente leitura, por favor mude; segundo: algumas ferramentas/plugins de lavagem/restauração “inteligentes” estão sendo lavadas demais, por favor, exclua arquivos/pasta IrfanView de tais ações. Você também pode redirecionar o arquivo INI para outra pasta (veja outra pergunta abaixo); também possível durante a instalação.

 

P: Problema: O botão Adicionar na caixa de diálogo de apresentação de slides/lote não está adicionando o arquivo selecionado à lista de arquivos.

R: Existe um “recurso” do Windows Explorer: Ocultar extensões de arquivo para tipos de arquivos conhecidos. Por favor, desative esta opção padrão (e inútil) do Explorer para mostrar arquivos com seus nomes e extensões reais!

 

P: Relatório de bug: A janela de miniaturas falha se eu tiver muitos arquivos em uma pasta!

R: Este é um problema do Windows 9x/XP (agora também no Windows 7 64 bit => tela azul, problema  do Windows). O número de arquivos na pasta depende do sistema. Tente dividir arquivos em várias pastas.

 

P: Bug report: Quando eu capturo um vídeo, por que a tela fica preta?

R: Tente desativar a aceleração de vídeo em Configurações -> Painel de Controle -> Vídeo -> Solução de problemas, durante as capturas de tela. Ou inicie uma segunda instância do player e tente capturá-la.

 

P: Problema: Ao clicar duas vezes em um arquivo associado ao IrfanView, recebo uma mensagem de erro “Não é possível encontrar o arquivo [caminho] ou um de seus componentes”. Qual é o problema?

R: Inicie o IrfanView, vá para ‘Propriedades-> Extensões’ (execute o IrfanView no modo Administrador) e associe seus tipos de arquivo novamente.

 

P: Problema: Os arquivos PDF salvos pelo IrfanView precisam de uma senha no carregamento. Por quê?

R: As configurações de salvamento do PDF não estão definidas corretamente. Veja o menu Salvar/Salvar como, as opções de formato PDF e a opção configurar: General: “amostra não necessária”; aba Segurança: desmarque a opção “Ativar segurança”.

 

P: Relatório de erros: O IrfanView é executado/iniciado muito lentamente no meu sistema! Por quê?

R: Provavelmente um programa antivírus antigo ou outro software em segundo plano está sendo executado, o que causa esses problemas. Verifique seu sistema.

 

P: Relatório de bug: O protetor de tela criado pelo IrfanView mostra apenas algumas imagens e depois sai. Por quê?

R: O problema é causado por outro software em execução, que mata o protetor. Verifique seu sistema.

 

P: Como atualizar o IrfanView: É necessário desinstalar a versão anterior antes de instalar a versão mais recente?

R: Não. Instale uma nova versão sobre qualquer versão antiga. Após a instalação, basta atualizar suas associações/opções em Propriedades-> Extensões.

 

P: Posso usar o IrfanView no Linux?

R: Sim. Não há versão nativa do IrfanView para Linux. No entanto, você pode usar o IrfanView em conjunto com programas Linux como emuladores WINE, Windows Linux e máquinas virtuais baseadas em Linux. Pegue a versão ZIP do IrfanView e descompacte-a, ou copie a pasta existente do Windows IrfanView para o Linux. Isso é mais fácil porque o instalador pode precisar de DLLs adicionais do Windows para ser executado. Veja as instruções em: IrfanView no Linux com Wine.

 

P: Posso usar o IrfanView no Mac?

R: Sim, provavelmente. Não existe uma versão nativa do IrfanView para Mac. No entanto, você pode usar o IrfanView em conjunto com programas do Mac como o WineBottler/DARWINE. Pegue a versão ZIP do IrfanView e descompacte-a ou copie a pasta existente do Windows IrfanView para o Mac. Isso é mais fácil porque o instalador pode precisar de DLLs adicionais do Windows para ser executado.

 

P: Básico: Como posso converter, por exemplo, uma imagem/arquivo BMP para JPG?

R: Abra um arquivo BMP usando o menu File-> Open. Agora vá para Arquivo-> Salvar como menu, escolha JPG como formato de saída, defina o novo nome de arquivo/pasta e salve. Se você quiser converter muitos arquivos, use a conversão em lote.

Veja também este vídeo.

 

P: Básico: Preciso de Plugins IrfanView?

R: Provavelmente não. Todas as opções/recursos/plugins básicos estão incluídos na instalação padrão do IrfanView. Plugins contém geralmente formatos de arquivo especiais. Se você precisar de um plugin especial, o IrfanView mostrará uma mensagem de erro e você poderá/deverá instalar todos os outros plugins.

 

P: Como posso adicionar som de fundo a um VCD (Vídeo CD)?

R: Isso não é possível pela especificação do VCD.

 

P: O IrfanView contém spyware ou vírus, etc.?

R: NÃO. Se o seu programa antivírus relatar um vírus ou spyware no IrfanView baixado das páginas oficiais, você deverá atualizar o programa antivírus ou usar um programa melhor.

 

P: Avançado: Como definir um editor externo (SHIFT + E) para uma extensão?

R: No arquivo INI, crie uma nova seção [Editores customizáveis]. Em seguida, escreva uma nova linha e defina o valor para uma extensão, como:

PDF = D: \ Software \ Leitor Foxit \ Foxit Reader.exe “”% 1 “”

ou

PDF = D: \ Software \ Leitor Foxit \ Foxit Reader.exe “-p”% 1 “”

 

P: Avançado: Existe algum truque para ocultar permanentemente o menu e a legenda do programa, semelhante à barra de ferramentas e à barra de status?

R: Sim. No arquivo INI, escreva na seção [Menu] Ativo = 0 para ocultar o menu, na seção [Legenda] Ativo = 0, para ocultar o título do programa.

 

P: Avançado: Existe algum truque para ocultar pastas comuns da lista de diálogo Abrir/Salvar de pastas recentes?

R: Sim. No arquivo INI, escreva na seção [Abrir] ou [Salvar] CommonFolders = 0 para ocultar as pastas comuns (como “Minhas imagens” etc.).

 

P: Eu sou um administrador. Como posso instalar o IrfanView em um servidor com as mesmas configurações para todos os usuários?

R: 1) Instale o IrfanView no servidor

2) Defina suas opções do IrfanView (propriedades, etc.).

Agora, defina o arquivo INI “i_view32.ini” para somente leitura.

Os usuários não podem mais alterar as opções do IrfanView.

3) Para evitar as alterações no registro (associações), você pode ocultar a caixa de diálogo Propriedades-> Extensões.

Escreva no arquivo INI:

ShowExtensionsDlg = 0 na seção [Extensões].

 

P: Eu sou um administrador. Como posso instalar o IrfanView em um servidor, mas cada usuário deve salvar/usar arquivos INI próprios?

R: 1) Instale o IrfanView no servidor

2) Escreva no arquivo INI global (i_view32.ini no servidor):

INI_Folder = pasta na seção [Outros].

Exemplos:

INI_Folder = C: \ TEMP ou

INI_Folder =% TEMP% ou

INI_Folder =% APPDATA% \ IrfanView ou

INI_Folder = C: \ TEMP \% YOUR_ENVIRONMENT_VARIABLE% ou

INI_Folder =% YOUR_ENVIRONMENT_VARIABLE% \ folder

 

P: Sou administrador, o IrfanView é instalado em um servidor, cada usuário tem seu próprio arquivo INI. Como definir o idioma padrão do programa como, por exemplo Alemão/Deutsch?

R: Método 1: Prepare um arquivo INI especial com configurações padrão personalizadas e copie-o sobre o arquivo INI local / de usuários.

Método 2: Escreva no arquivo INI global (i_view32.ini no servidor):

DefaultLang = dll-name na seção [Language].

Exemplo para alemão:

DefaultLang = deutsch.dll na seção [Language].

 

P: Eu sou um administrador. Como posso instalar/ esinstalar o IrfanView silenciosamente?

R: Normalmente você pode baixar a versão ZIP do IrfanView e Plugins e implantar os arquivos.

Versões de auto-instalação possuem opções de início especiais para instalação silenciosa (exemplos, versão 4.20):

1) IrfanView:

iview420_setup.exe / silent / folder = “pasta c: \ test \ irfanview”

iview420_setup.exe / silent / folder = “pasta c: \ test \ irfanview” / desktop = 1 / thumbs = 1 / group = 1 / allusers = 0 / assoc = 1 / ini = “% APPDATA% \ irfanview”

iview420_setup.exe / silent / folder = “pasta c: \ test \ irfanview” / ini = “c: \ temp”

 

Opções:

pasta: pasta de destino; se não for indicado: a pasta IrfanView antiga é usada, se não for encontrada, a pasta “Arquivos de Programas” é usada

área de trabalho: criar atalho na área de trabalho; 0 = não, 1 = sim (padrão: 0)

miniaturas: criar atalho na área de trabalho para miniaturas; 0 = não, 1 = sim (padrão: 0)

grupo: criar grupo no Menu Iniciar; 0 = não, 1 = sim (padrão: 0)

allusers: links de desktop/grupo são para todos os usuários; 0 = usuário atual, 1 = todos os usuários

assoc: se usado, defina associações de arquivos; 0 = nenhum, 1 = somente imagens, 2 = selecione tudo (padrão: 0)

assocallusers: se usado, defina associações para todos os usuários (somente no Windows XP)

ini: se usado, defina a pasta de arquivos INI personalizada (variáveis ​​de ambiente do sistema são permitidas)

2) Plugins:

irfanview_plugins_420_setup.exe / silent

irfanview_plugins_441_setup.exe / silent / folder = “c: \ arquivos de programas (x86) \ irfanview”

irfanview_plugins_x64_441_setup.exe / silent / folder = “c: \ arquivos de programas \ irfanview”

3) Desinstalar:

iv_uninstall.exe / silent

 

P: Eu sou um administrador. Como posso definir algumas opções para serem corrigidas, como botões da barra de ferramentas, navegação de arquivos, exclusão de arquivos, etc.?

R: No arquivo INI global (localizado na pasta IrfanView), você pode definir alguns valores de administração nas seções INI corretas:

1) Botões da barra de ferramentas fixos:

[Barra de ferramentas]

Admin_Flag = value

(que será usado em vez do valor normal “Flag”)

2) Desativar a exclusão de arquivos únicos:

[Outras]

Admin_EnableDelete = 0 ou 1

(1 significa: excluindo ativado (padrão); 0 significa: excluindo desativado)

3) Desativar a navegação de arquivos:

[Visualizando]

Admin_ViewAll = 0 ou 1

(que será usado em vez do valor normal “ViewAll” de: properties-> browsing-> view all files)

 

P: Eu sou um administrador. Como posso definir quais formatos de salvamento devem ser oferecidos na caixa de diálogo Salvar/Salvar como?

R: No arquivo INI global (localizado na pasta IrfanView), você pode definir alguns valores de administração nas seções INI corretas:

[Salve]

Admin_SaveFormats = extensão | extensão |

Exemplo para 2 formatos:

Admin_SaveFormats = BMP | JPG |

OBS.: você pode fazer isso também no arquivo INI local (se a opção Admin não for usada), basta usar:

[Salve]

SaveFormats = extensão | extensão |

OBSERVAÇÃO: Se você deixar o texto do valor vazio (sem extensões), as caixas de diálogo salvas não serão usadas, portanto, é possível desativar os menus Arquivo-> Salvar.

Apenas escreva:

SaveFormats = |

ou Admin_SaveFormats = |

 

P: Eu sou um administrador. Como posso definir/atualizar a licença do IrfanView para todos os usuários?

R: Insira a licença (e/ou outras opções de administração acima) no arquivo INI global (localizado na pasta IrfanView) e distribua-o.

1) Se o IrfanView estiver instalado em um servidor, inicie o IrfanView no modo admin e insira a licença. Ele será salvo no arquivo INI global e usado para todos os usuários.

2) Se o IrfanView estiver instalado em clientes locais, inicie o IrfanView no modo admin e insira a licença. Distribua o arquivo INI global, copie-o para a pasta IrfanView em clientes locais.

Aqui está um exemplo de um arquivo INI mínimo (somente 5 linhas) para a pasta IrfanView:

[Outras]

INI_Folder =% APPDATA% \ IrfanView

[Cadastro]

Nome = nome da sua licença

Código = seu código

 

P: Qual é o ícone do IrfanView, isso é um urso, ou diabo, ou algo mais?

R: Este é um gato vermelho, um gato da estrada. Olha, eu gosto de gatos, mas isso é uma piada 🙂

 

Outros: Alguns usuários do IrfanView criaram tutoriais para recursos/operações específicos. Obrigado, pessoal!

0) Ótimo tutorial por Surendran Nambiath: http://bytepublish.com/irfanview.html Baixe a versão “LITE” (20 MB).

 

1) Instalação: http://www.downloadroute.com/IrfanView-Irfan-Skiljan/tutorials.html

2) Instalação e uso: irfan-view-quick-start-guide.htm por Bartosz Makuch

3) Edição de Imagem: image-editing-with-irfan-view.htm por Bartosz Makuch

4) Comum: http://www.computerhilfen.de/info/irfanview.html Alemão / Alemão

5) Comum: http://www.sticksite.com/irfanview/

6) Comum: http://www.indeavors.com/resources/tutorials.htm

7) Mesclando vários diretórios de fotos/câmeras: Fusion_of_several_directories_of_photos.pdf (PDF)

8) Comum: http://www.lehrerfortbildung-bw.de/werkstatt/bild/irv/tutorial-download.htm (alemão)

9) Comum: http://www.lehrer-online.de/irfanview.htm (alemão)

10) Comum: http://www.henner.info/irfan.htm (alemão)

11) Comum: www.hieronymus41.de/irfanview.pdf (alemão, PDF)

12) Comum: http://www.irfan.pl (polonês, muitos tutoriais como Instalar, Redimensionar, Captura de tela, Marca d’água etc.)

13) Redimensionamento de lotes: http://diaryofdennis.com/2012/07/11/tutorial-converting-batch-rename-and-batch-resize-your-photos-with-irfanview/

14) Redimensionamento de lotes: http://gregor-moellring.de/anleitungen/viele-bilder-aendern-mit-irfanview/ (alemão)

15) Renomear lote: http://gregor-moellring.de/anleitungen/automatisch-viele-bilder-umbenennen-irfanview/ (Alemão)

16) Conversão em lote: http://www.youtube.com/watch?v=dWvlvu_4NQc (espanhol)

17) Screenshot e conversão em lote: http: //www.makeuseof.com / …

18) Slideshow: http://www.zisman.ca/Irfanview/

19) Mostrar dados do GPS na exportação de HTML (por exemplo, no Google Maps): http://www.mtytm.de/IrfanView_GPS_Test/ (alemão)

 

 

P: Esta página de perguntas frequentes está disponível em outros idiomas?

A: Sim, aqui estão algumas traduções:

– FAQs francesas por Theme Worpdress Divi

– FAQs russos da equipe Coupofy

– FAQs Italianas pela Science Team

– Hindi FAQs por Dealsdaddy

– tradução em ucraniano

– Chinês (simplificado) por xbeta

– Espanhol pelo WindowsHelper

– FAQs holandesas por bespaardeals

– FAQs tchecas da Bizow Team

– FAQs eslovacas de Anabella Frankovicova

– FAQs poloneses por máquina de cupom

– Norueguês FAQs desta página fornecida por Boostpack

– FAQs albaneses desta página fornecidos pela Gameresponse

– FAQs Tailandesas por Translate Team

– FAQs indonésias cortesia de ChameleonJohn

– FAQs malaios de até cinco

– Romanian (1) FAQs fornecidas por 7 Opções Binárias

– Romeno (2) FAQs fornecidas por Irina Vasilescu

– FAQs filipinos por GadgetCouncil

– FAQs bengalis por ShopItKart

– FAQs vietnamitas por CouponoBox

 

 

Links interessantes para problemas especiais do Windows:

VideoHelp.com – Ferramentas de vídeo/conversões

Tradução feita com a ajuda do site WordPress Page Builder – Tema WordPress DiviTheme WordPress Divi